NoruegaEuropa

Onde ficar em Svalbard: Melhores áreas e hotéis 🇳🇴

Svalbard. Um parque de diversões no Ártico onde os ursos polares superam o número de humanos. Essa é uma terra de geleiras, luzes do norte, sol da meia-noite e tundra congelada. Svalbard pode parecer estéril, mas é repleta de vida selvagem do Ártico, como renas, morsas e ursos polares. Se você quiser explorar a natureza selvagem, as possibilidades são infinitas, tanto no inverno quanto no verão.

POR QUE IR PARA SVALBARD?

Se você olhar para Svalbard no globo, parece que ela está a um passo do Polo Norte. Longyearbyen, localizada a 78° norte, é o município mais setentrional do mundo.

Esse é o tipo de lugar onde os habitantes locais pegam seu caiaque, rifle, barraca e cachorro e exploram as paisagens geladas por dias a fio. Essas pessoas são duras como pregos.

Muitas aventuras esperam por você em Svalbard. Você pode participar de aventuras “suaves”, como caminhadas curtas ou passeios de barco. Mas você também pode mudar de marcha e andar de caiaque pelas geleiras ou explorar a paisagem coberta de neve em um snowmobile. Ou você pode ser um cão resistente e participar de expedições de vários dias em motos de neve ou trenós puxados por cães. Se você tiver tempo e dinheiro de sobra, pode fazer um cruzeiro de uma semana por Svalbard para ver ursos polares.

Onde ficar em Svalbard: Melhores áreas e hotéis 🇳🇴 2
Passeio de caiaque na geleira Svea | Melhores coisas para fazer em Svalbard

Svalbard roubou meu coração. E eu estava completamente despreparado para isso. Não sou o tipo de pessoa que gosta de paisagens frias e sem árvores ou da aridez que se encontra em Svalbard. E, por alguma razão, foi exatamente por isso que me apaixonei pela ilha.

Svalbard parece uma aventura. Novas paisagens, novas experiências… pode se tornar seu novo lugar favorito

FATOS INTERESSANTES SOBRE SVALBARD

Cerca de 2.100 pessoas de 50 países vivem em Svalbard. Os noruegueses são o maior grupo, mas também há muitas pessoas da Suécia, Rússia e Tailândia.

As ruas de Longyearbyen não têm nomes, mas números.

Julho é o mês mais quente, com temperaturas máximas médias de 7°C (45°F). Os meses mais frios aqui são de janeiro a março, com temperaturas médias de -13°C (9°F). Embora seja frio, provavelmente não é o que se espera de uma cidade tão ao norte. O lado oeste de Spitsbergen é banhado pela corrente quente do Atlântico, o que ajuda a moderar as temperaturas em Longyearbyen.

Os gatos são proibidos em Svalbard, pois eles caçam e matam os pássaros nativos.

É “ilegal” morrer em Svalbard. Na verdade, não é realmente ilegal morrer aqui, mas se você morrer, não será enterrado aqui. O solo é permafrost, portanto, os corpos que são enterrados aqui não se decompõem. Sim, ainda há corpos perfeitamente preservados de 100 anos atrás no cemitério de Svalbard.

Dar à luz também está fora de cogitação. Três semanas antes da data prevista para o parto, a mulher precisa retornar ao continente para dar à luz. As instalações médicas em Svalbard não estão preparadas para uma emergência durante o parto.

Em Longyearbyen, é costume tirar os sapatos ao entrar em hotéis, lojas e restaurantes. Essa tradição remonta à época da mineração de carvão para evitar que a poeira do carvão seja levada para dentro dos edifícios.

Se você planeja sair da cidade, deve ter um rifle com você, para o caso de encontrar um urso polar à solta.

GEOGRAFIA DE SVALBARD 101

Antes de falarmos sobre o que devemos fazer e para onde devemos ir, é útil darmos uma rápida aula de geografia.

Onde ficar em Svalbard: Melhores áreas e hotéis 🇳🇴 4
Mapa de Svalbard

Svalbard é um arquipélago norueguês localizado no Oceano Ártico. O nome Svalbard se refere a todo esse arquipélago.

Spitsbergen é a maior ilha de Svalbard. Essa ilha ocupa mais da metade de Svalbard e quase todas as cidades e assentamentos estão localizados aqui, com exceção de alguns postos meteorológicos.

Antes de o Tratado de Svalbard ser assinado em 1920, todo o arquipélago era conhecido como Spitsbergen. Na década de 1920, a Noruega rebatizou o arquipélago de Svalbard, mas até hoje essa massa de terra às vezes é chamada de Spitsbergen.

As ilhas menores são chamadas de Nordaustlandet e Edgeøya.

Longyearbyen é o maior povoado de Svalbard. É também a cidade mais setentrional do mundo. Essa é uma cidade onde as ruas não têm nomes, as renas passeiam pela cidade e há mais motos de neve do que pessoas. Se quiser visitar Svalbard, você comerá, dormirá e passará seu tempo entre aventuras no Ártico em Longyearbyen.

Pyramiden é uma cidade mineradora russa abandonada perto de Longyearbyen e é um dos destinos de excursão mais populares em Svalbard. De acordo com a National Geographic, Pyramiden é uma das dez melhores cidades fantasmas para se visitar no mundo.

Barentsburg é o único assentamento russo desde que Pyramiden foi abandonada. É principalmente uma cidade mineradora, embora haja um hotel e algumas lojas para os turistas que vêm de Longyearbyen.

Um passeio popular de um dia saindo de Longyearbyen é um cruzeiro de um dia inteiro para Barentsburg e Pyramiden.

Ny-Ålesund é um assentamento que é principalmente uma instalação de pesquisa. A cidade pertence e é operada pela Kings Bay, que fornece as instalações para os institutos de pesquisa.

Svalbard pode ser visitada o ano todo, e a época do ano tem grande influência sobre o que você pode fazer.

Há três estações principais em Svalbard. Nos meses de verão, de meados de maio até o final de setembro, as temperaturas são relativamente quentes (até 10 °C, 50 °F). Essa é a época do sol da meia-noite e, se você ainda não experimentou, é uma ótima sensação ver o sol brilhando à uma da manhã! Os meses de verão são a melhor época para caminhadas e passeios de caiaque. Entretanto, não há neve no solo nessa época, portanto, não é possível andar de snowmobile.

Onde ficar em Svalbard: Melhores áreas e hotéis 🇳🇴 6
Svalbard em junho

Nos meses de inverno, do início de outubro até o final de fevereiro, é escuro e frio em Svalbard. A vantagem da escuridão de 24 horas é a oportunidade de ver a aurora boreal dia e noite. Não seria ótimo… ver a aurora boreal ao meio-dia!

Os meses de primavera, de março a meados de maio, são uma época maravilhosa para visitar Svalbard. O sol volta a aparecer, fica um pouco mais quente e há neve suficiente para andar de snowmobile e trenó puxado por cães.

Visitamos Svalbard no final de junho de 2018, com temperaturas em torno de 45°F. É alta temporada, portanto, espere temperaturas mais altas e multidões maiores. Ainda assim, Longyearbyen parece quase vazia em comparação com praticamente qualquer outro lugar da Europa no verão.

Onde ficar em Svalbard: Melhores áreas e hotéis 🇳🇴 8
Hiorthfjellet | Uma caminhada até o topo dessa montanha é uma das melhores experiências em Svalbard

A MELHOR COISA PARA FAZER EM SVALBARD

Então, o que você pode fazer em Svalbard? Bastante coisa. Você se surpreenderá com sua escolha.

MESES DE VERÃO (DE MEADOS DE MAIO A SETEMBRO)

  • Caiaque
  • Caminhadas
  • Passeios de barco
  • Safári com morsas
  • Safári de quadriciclo
  • Viagens de pesca
  • Ciclismo com pneus gordos
  • Trenós puxados por cães (sobre rodas)

MESES DE INVERNO (OUTUBRO A FEVEREIRO)

  • Expedições para a aurora boreal
  • Exploração de uma caverna de gelo
  • Passeios de snowmobile na lua cheia
  • Passeio de trenó puxado por cães

MESES DE PRIMAVERA (MARÇO A MEADOS DE MAIO)

  • Caminhadas
  • Excursões de snowmobile
  • Passeios de barco
  • Expedições para morsas
  • Expedições para a aurora boreal (até março)
  • Expedição de esqui

Uma lista completa de atividades e excursões em Svalbard pode ser encontrada no site oficial do Visit Svalbard. Pode ser um pouco cansativo

Onde ficar em Svalbard: Melhores áreas e hotéis 🇳🇴 10
Geleira Nordenskiold | A melhor coisa para se fazer em Svalbard

QUAL É A MELHOR MANEIRA DE VER UM URSO POLAR?

Estima-se que existam 3.000 ursos polares em Svalbard. Isso pode parecer muito, mas é preciso ter muita sorte para ver um deles.

Não existem expedições “oficiais” de ursos polares. Você só precisa torcer para ver um urso polar em outra expedição.

A melhor chance de ver um urso polar é se você fizer um cruzeiro por Svalbard com duração de vários dias, geralmente nos meses de verão. Mas mesmo assim não há garantia.

COMO CHEGAR A SVALBARD

Você pode chegar a Svalbard de avião ou em um cruzeiro.

A SAS oferece voos diários para Longyearbyen via Tromsø. A Norwegian oferece voos de Oslo vários dias por semana.

A Hurtigruten oferece cruzeiros de e para Svalbard. Para obter uma lista completa de ofertas, clique aqui.

Svalbard está fora da zona Schengen. Você deve levar seu passaporte.

COMO SE LOCOMOVER EM LONGYEARBYEN

Para ir do aeroporto para a cidade, você pode pegar o ônibus do aeroporto (NOK 170 ida e volta) ou um táxi (mais caro). Clique aqui para ver os horários dos ônibus.

Longyearbyen é uma cidade pequena e é fácil ir a pé para todos os lugares. O transporte geralmente está incluído no preço de todas as excursões para as quais você se inscreve.

ONDE PASSAR A NOITE EM LONGYEARBYEN

👉 Basecamp Hotel. O hotel aconchegante, acolhedor e rústico é exatamente como você imagina que seja um hotel no Ártico. O hotel oferece muitas excursões diferentes, o café da manhã incluído é excelente e o hotel tem uma localização fantástica bem no centro da cidade.

Onde ficar em Svalbard: Melhores áreas e hotéis 🇳🇴 12
Basecamp Hotel | A melhor coisa para fazer em Spitsbergen

Passamos duas noites aqui e ficamos no quarto familiar. Tínhamos dois quartos, um loft, um banheiro e uma pequena área de estar. Nós adoramos esse lugar.

👉 Radisson Blu Polar Hotel. O Radisson Blu é o maior hotel de Longyearbyen. A atmosfera aqui era completamente diferente da do Basecamp Explorer. Todos os grupos de turistas pareciam estar acomodados aqui. Não tinha aquela atmosfera tranquila, aconchegante e rústica do Basecamp Explorer, mas nosso quarto era fantástico.

Ficamos na Suíte Ulf Prytz. O apartamento era enorme e a vista do Adventfjord para o Hiorthfjellet era espetacular. Tyler e Kara dormiram em sofás-cama na sala de estar e Tim e eu dormimos no quarto. O café da manhã também estava incluído.

Onde ficar em Svalbard: Melhores áreas e hotéis 🇳🇴 14

Não gostamos da sensação turística e cheia de gente desse hotel. Se não fosse por nossa fantástica suíte com uma vista de tirar o fôlego, provavelmente também não teríamos gostado desse lugar. Nosso quarto de hotel ficava em um prédio separado, portanto, só tivemos que nos misturar com a multidão no café da manhã.

👉 Svalbard Hotell. Este moderno hotel está localizado no centro de Longyearbyen. Os quartos são bem mobiliados e é oferecido um café da manhã gratuito. O hotel também abriga o Polfareren, um restaurante gourmet de que gostamos muito.

Onde ficar em Svalbard: Melhores áreas e hotéis 🇳🇴 16

👉 Coal Miner’s Cabins. Se estiver procurando por acomodações econômicas, essa é uma boa opção. Muitos quartos têm banheiro compartilhado, mas também há alguns quartos onde você pode pagar mais por um banheiro privativo. O hotel está localizado fora do centro da cidade, portanto, você terá que caminhar cerca de 20 minutos até a cidade.

👉 Gjestehuset 102. Esse albergue da juventude é outra opção econômica. Ele está localizado bem próximo às cabanas dos mineiros. Todos os quartos têm banheiro compartilhado.

👉 Funken Lodge. Esse hotel recém-reformado é uma das opções mais caras desta lista. Os quartos são amplos e modernos e há um restaurante francês no local. O Funken Lodge fica a uma curta caminhada do centro de Longyearbyen.

👉 Mary-Ann’s Polarigg. Esse hotel peculiar converteu os antigos barracos de madeira dos mineiros em quartos de hotel. Os preços variam muito, desde quartos mais baratos com banheiros compartilhados até suítes muito caras.

NOSSAS RECOMENDAÇÕES

Se estiver procurando um hotel pequeno e rústico, escolha o Basecamp Explorer.

Se estiver procurando um hotel moderno que receba boas críticas e esteja localizado no centro da cidade, você deve ficar no Svalbard Hotell.

Se você não quiser gastar uma fortuna, escolha o Coal Miner’s Cabins ou o Gjestehuset 102.

E se quiser um quarto com vista, reserve a Suíte Ulf Prytz no Radisson Blu.

DICA DE VIAGEM PRO: Reserve seus hotéis e excursões assim que souber as datas de sua viagem. Reservamos nossos hotéis no início de fevereiro para nossa viagem no final de junho. Não foi possível obter quatro noites consecutivas em um único hotel para nossas datas, portanto, ficamos em dois hotéis diferentes.

Sites que uso para reservar minhas viagens

  • 👉 Agoda é meu site preferido para reservar hotéis e estadias exclusivas.

  • 👉 GetYourGuide é minha principal escolha para reservar passeios e atividades em todo o mundo.

Quais são os pontos turísticos mais importantes de Svalbard?

Ao visitar Svalbard, as principais atrações incluem o Museu de Svalbard, onde você pode aprender sobre a história e a vida selvagem do arquipélago; o Museu da Expedição ao Polo Norte, que mostra a história da exploração do Ártico; e a Igreja de Svalbard, que oferece uma visão da vida espiritual local. Os entusiastas da vida ao ar livre podem desfrutar de atividades como passeios de trenó puxado por cães com a Green Dog Svalbard ou explorar as cavernas de gelo para uma aventura única.

Como posso observar os ursos polares com segurança em Svalbard?

Para observar com segurança os ursos polares em Svalbard, é recomendável participar de passeios organizados conduzidos por guias experientes e preparados para encontros com ursos polares. Esses passeios geralmente são realizados em barcos ou motos de neve e oferecem uma distância segura, permitindo a observação dos ursos polares em seu habitat natural.

Que experiências exclusivas Svalbard oferece para quem busca aventura?

Svalbard oferece experiências únicas para aventureiros, incluindo passeios de caiaque nas águas do Ártico, exploração de vastas cavernas de gelo e expedições de snowmobile pela paisagem congelada. Para os interessados em vida selvagem, Svalbard oferece a oportunidade de observar ursos polares, renas e várias aves marinhas em seu ambiente natural.

Há alguma experiência cultural em Longyearbyen, Svalbard?

Sim, Longyearbyen oferece várias experiências culturais, incluindo visitas ao Museu Svalbard e ao Museu da Expedição ao Polo Norte, que oferecem uma visão da história e da exploração da região. A Igreja de Svalbard realiza eventos e serviços comunitários que refletem a cultura local. A Svalbard Brewery também oferece visitas guiadas e degustações que mostram a cerveja produzida localmente.

Quais acomodações em Svalbard são recomendadas para os viajantes?

As acomodações recomendadas em Svalbard variam de hotéis de luxo, como o Funken Lodge, a acomodações econômicas, como o Coal Miners Cabins. O Radisson Blu Polar Hotel e o Svalbard Hotell – Polfareren oferecem acomodações confortáveis com fácil acesso aos pontos turísticos de Longyearbyen. O Mary-Ann’s Polarrigg oferece uma experiência única com sua atmosfera peculiar e aconchegante.


Mais lugares bonitos para viajar

Wo übernachten in Wien? Die 4 besten Gegenden und Orte zum Übernachten (+Vermeiden!)

Photo of Tushar

Tushar

Olá, eu sou Tushar, um entusiasta de viagens que mora em Berlim! Adoro explorar o mundo, descobrir a culinária exótica e desvendar histórias ocultas em cada destino.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Back to top button